Projeto

Museu Raízes

A plataforma do Museu Raízes foi um dos três projetos práticos realizados dentro do curso UX Design da Google.

Ele se propõe a ser um aplicativo de acompanhamento educacional de visita a exposições que o museu ficcional Raízes oferece.

Ano

2023

Duração

2 meses

Ferramenta(s)

Figma

0. Cenário

Problema

O Museu Raízes é um museu localizado em Recife, Pernambuco. Tem foco em realizar exposições focadas na vida de artistas importante e como elas se relacionam com suas obras. Ele possui dificuldades em produzir material educativo sobre suas exposições e em disponibilizar visitas guiadas e áudio guias para seus visitantes.

Solução

Desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar qualquer a ter uma experiência artística educativa em suas exposições.

1. Mapeando o usuário e sua jornada

Personas

Primeiramente, foram realizadas duas personas Hudson e Roberta para entender melhor o perfil dos visitantes do museu.

Mapa de jornada e Storyboard

Aprofundando-se mais na persona do Hudson, foram feitos um Mapa de jornada e um Storyboard de visão geral de modo a compreender a sua jornada no Museu e possíveis pontos de atuação da plataforma.

As suas principais dores são a dificuldade em entender as obras pela falta de conhecimento artístico e o incômodo com a falta de diversidade dos tipos de material educativo.

2. Analisando a concorrência

Auditoria competitiva

Para analisar soluções similares disponíveis no mercado, uma auditoria competitiva dos players Rijksmuseum (concorrente direto), Smartify (concorrente indireto) e Daily Art (concorrente indireto) foi realizada. Foram consideradas e ranqueadas categorias como Acessibilidade, Funcionalidade, Fluxo de usuário e Navegação.

O resumo dos achados e conclusões tirados dessa análise foram colocados em um Relatório de auditoria competitiva.

3. Testando com usuários

Protótipo de baixa fidelidade

Foram realizados então os primeiros wireframes da plataforma para compôr um protótipo de baixa fidelidade a ser utilizado em um teste de usualidade.

Teste de usabilidade

O planejamento do teste foi feito com os principais objetivos da pesquisa e com as tarefas e perguntas a serem realizadas.

As principais descobertas e observações dessa rodada de testes foram expostas em uma planilha. Nela, é possível visualizar a facilidade ou dificuldade que cada participante teve com certas funcionalidades e áreas da plataforma.

Assim, as 3 principais conclusões que foram tiradas do teste foram:

  1. Os usuários desejam saber mais sobre detalhes das obras, da exposição e do museu.
  2. Os usuários precisam de uma indicação melhor de onde conseguir mais informações sobre o artista de uma obra ou exposição.
  3. Os usuários gostariam de ter acesso a exposições antigas do museu.

4. Refinando o design de interfaces

Telas finais

Os wireframes foram utilizados de base para realizar as telas definitivas da plataforma. Foram realizadas mudanças a partir dos feedbacks recebidos na etapa anterior, como, por exemplo, a adição de mais informações e ações (período de exibição, compartilhar e favoritar) nos cards de exposição da tela de Início.

5. Conclusão

Ensinamentos

Esse projeto foi um momento de aprendizagem muito grande, pois o realizei no curso de UX Design da Google, um curso extremamente completo e complexo. Nele, realizei diversos processos e frameworks que nunca tinha ouvido falar. Além disso, foi ótimo receber o feedback dos colegas do curso em cada etapa do projeto.

Acabei realizando mais dois projetos práticos dentro do curso, mas coloquei escolhi falar mais sobre esse, pois o considerei o mais completo e bem desenvolvido.

Ver outros projetos