Projeto
Museu Raízes
A plataforma do Museu Raízes foi um dos três projetos práticos realizados dentro do curso UX Design da Google.
Ele se propõe a ser um aplicativo de acompanhamento educacional de visita a exposições que o museu ficcional Raízes oferece.
Ano
Duração
Ferramenta(s)
0. Cenário
Problema
O Museu Raízes é um museu localizado em Recife, Pernambuco. Tem foco em realizar exposições focadas na vida de artistas importante e como elas se relacionam com suas obras. Ele possui dificuldades em produzir material educativo sobre suas exposições e em disponibilizar visitas guiadas e áudio guias para seus visitantes.
Solução
Desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar qualquer a ter uma experiência artística educativa em suas exposições.
1. Mapeando o usuário e sua jornada
Personas
Primeiramente, foram realizadas duas personas Hudson e Roberta para entender melhor o perfil dos visitantes do museu.
![](https://assets-global.website-files.com/6409f078fe01ed98545cc75b/641b7358bcb3835bbae1a414_Persona%201%20(1).png)
![](https://assets-global.website-files.com/6409f078fe01ed98545cc75b/641b7340c3470583838ff677_Persona%205%20(3).png)
Mapa de jornada e Storyboard
Aprofundando-se mais na persona do Hudson, foram feitos um Mapa de jornada e um Storyboard de visão geral de modo a compreender a sua jornada no Museu e possíveis pontos de atuação da plataforma.
As suas principais dores são a dificuldade em entender as obras pela falta de conhecimento artístico e o incômodo com a falta de diversidade dos tipos de material educativo.
![](https://assets-global.website-files.com/6409f078fe01ed98545cc75b/641b74f6c3470582f0901c9b_Persona%206%20(1).png)
![](https://assets-global.website-files.com/6409f078fe01ed98545cc75b/645179399671b96639b8c9ec_Persona%209.png)
2. Analisando a concorrência
Auditoria competitiva
Para analisar soluções similares disponíveis no mercado, uma auditoria competitiva dos players Rijksmuseum (concorrente direto), Smartify (concorrente indireto) e Daily Art (concorrente indireto) foi realizada. Foram consideradas e ranqueadas categorias como Acessibilidade, Funcionalidade, Fluxo de usuário e Navegação.
O resumo dos achados e conclusões tirados dessa análise foram colocados em um Relatório de auditoria competitiva.
![](https://assets-global.website-files.com/6409f078fe01ed98545cc75b/64517acbc0fb72573c845265_Persona%208.png)
3. Testando com usuários
Protótipo de baixa fidelidade
Foram realizados então os primeiros wireframes da plataforma para compôr um protótipo de baixa fidelidade a ser utilizado em um teste de usualidade.
![](https://assets-global.website-files.com/6409f078fe01ed98545cc75b/64517da4354e34004641a0a8_85.png)
Teste de usabilidade
O planejamento do teste foi feito com os principais objetivos da pesquisa e com as tarefas e perguntas a serem realizadas.
![](https://assets-global.website-files.com/6409f078fe01ed98545cc75b/64517dbc547e2270686ba6e1_Persona%2012.png)
As principais descobertas e observações dessa rodada de testes foram expostas em uma planilha. Nela, é possível visualizar a facilidade ou dificuldade que cada participante teve com certas funcionalidades e áreas da plataforma.
![](https://assets-global.website-files.com/6409f078fe01ed98545cc75b/64517dc9f365175bb171f0b5_Persona%2013.png)
Assim, as 3 principais conclusões que foram tiradas do teste foram:
- Os usuários desejam saber mais sobre detalhes das obras, da exposição e do museu.
- Os usuários precisam de uma indicação melhor de onde conseguir mais informações sobre o artista de uma obra ou exposição.
- Os usuários gostariam de ter acesso a exposições antigas do museu.
4. Refinando o design de interfaces
Telas finais
Os wireframes foram utilizados de base para realizar as telas definitivas da plataforma. Foram realizadas mudanças a partir dos feedbacks recebidos na etapa anterior, como, por exemplo, a adição de mais informações e ações (período de exibição, compartilhar e favoritar) nos cards de exposição da tela de Início.
![](https://assets-global.website-files.com/6409f078fe01ed98545cc75b/645181cd2799f00243152faf_Frame%205347%20(2).png)
5. Conclusão
Ensinamentos
Esse projeto foi um momento de aprendizagem muito grande, pois o realizei no curso de UX Design da Google, um curso extremamente completo e complexo. Nele, realizei diversos processos e frameworks que nunca tinha ouvido falar. Além disso, foi ótimo receber o feedback dos colegas do curso em cada etapa do projeto.
Acabei realizando mais dois projetos práticos dentro do curso, mas coloquei escolhi falar mais sobre esse, pois o considerei o mais completo e bem desenvolvido.